Monday, February 28, 2005

Ohhh-Amanha e o ultimo dia no viet

Ola a todos,

Isto de vir ao Padeiro nao tem sido facil. Esta ultima semana foi recheada de muitas novas experiencias. Isto das viagens tem dois lados muito gratificantes: a cultura do pais que se visita e as pessoas (viets e estrangeiros) que vamos conhecendo ao longo da viagem. E incrivel, cruzei me com pessoas dos diversos cantos do mundo. Tantas coisas que se aprende......ate melhorei a minha geografia. Viajar e um vicio. Experimentasse e depois nao se quer outra coisa. Cada dia e uma nova aventura, novos costumes, novos lugares, novas pessoas. Hoje regressei de Lao Cai (fronteira com a China) de comboio (day train). Podia ter regressado no comboio da noite (camas) mas preferi vir no do dia para conhecer a vida de um comboio no vietname durante o dia. Sente se o lado nao tao bonito do Vietname .....um pais que parou no tempo ......e onde cada um tem a sua pequena actividade comercial para ganhar a vida. No comboio havia de tudo, senhoras a vender ovos cozidos, tuberculos cozidos, objectos diversos (corta unhas....), engraixadores de sapatos, senhoras a venderem revistas e jornais, fruta.....No Norte as pessoas tem um ar mais rude...e a maioria nao fala ingles. Foram 9 horas em bancos de madeira. Quase que acabei o Ensaio da Cegueira do Saramago, livro bastante apropriado para o momento. Quando fazia uma pausa algumas pessoas que estavam ao meu lado pediam me o livro. Desfolheavam.....e nada compreendiam....que lingua estranha......tb nao lhes conseguia explicar...pq nao falavam ingles......escrevi Portugal.....nepias....escrevi Figo e desenhei uma bola de futebol.......foi uma boa pista. E incrivel a projecao que os futebolistas portugueses tem. Sao o cartao de visita do nosso pais.
Levo muito boas recordacoes das pessoas que aqui conheci. Os guias dos tours que fiz em Sapa e Halong Bay eram pessoas impecaveis. Pessoas de uma simplicidade incrivel e muito bons profissionais. Obrigado por tudo o que aprendi com eles. Claro que durante esta viagem nem tudo foi um mar de rosas e claro que surgiram alguns contratempos....mas tudo foi facil de ultrapassar. Nao estou nada arrependida de nao ter vindo com uma agencia de viagens com as ferias previamente planeadas do inicio ao fim. Isso permitiu me conhecer muitas pessoas e viver determinadas historias. Pois devem estar cheios de curiosidade......mas esta na hora da caminha.....porque amanha e o meu ultimo dia em Hanoi. Tenho o aviao as 23h50 e a muitas coias que quero fazer amanha. A primeira delas (e se calhar a mais dificil) e levantar me as 5 da matinha para ir ver os vietnamitas a fazerem Tai Chi nos bonitos jardins de Hanoi.
Todas as outras historias que tenho para vos contar...ficarao para depois.....quando aterrar em terras lusas.
Obrigado a todos que me acompanharam durante esta experiencia de vida. Desculpem se nao correpondi as vossas expectativas mas foi dificil manter o padeiro actualizado...o tempo comecou a escassear.
AS VIAGENS.......ESTAO DE MUITO BOA SAUDE E......................RECOMENDAM-SE!!!!!!
Muitos Beijinhos e Abracos

Sofia

2 Comments:

At February 28, 2005 at 10:03 PM, Anonymous Anonymous said...

e quem fala assim não é gago

seja feitio ou feitiço a malta só está bem a mexer

e pro mais ainda vens a tempo para o jantar de inauguração em casa da joana!

beijos e boas viagens
mana

 
At March 1, 2005 at 9:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Jovem! Boa viagem! Grande post! Temos acompanhado e confessamos que estavamos a pensar se já terías chegado a Portugal... Vemos que ainda vais gozar o último dia nessa cidade fantástica. Diver-te-te e ficamos à espera que nos contes todas essas histórias... Estamos roídinhos de curiosidade. Podem ser uma ajuda para preparar-mos a nossa próxima escapadinha... ehehe

Boa viagem!

Ps: Como é a tua úlitma paragem, agora já te podes entusiasmar a fazer uns "caixotes" de presentes! Cuidado, as lojas em Hanói... São uma perdição!

Iolanda & Manel

 

Post a Comment

<< Home